Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sesquicentenário da Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo

No ano em que a Igreja Matriz dos Padroeiros de Paraíba do Sul, os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, celebra seu Sesquicentenário, a vida eclesial de nossa Paróquia foi marcada por inúmeros e singulares acontecimentos que com certeza ficarão para sempre marcados na memória histórica de nossa cidade e daqueles que assim puderam tomar parte em tão grandiosa celebração.


Inúmeras foram as demonstrações da fé, o resgate da cultura e a vivência comunitário-participativa de nossos fiéis e daqueles que se sentiram impelidos e convidados a tornar ainda mais brilhante as comemorações das festividades em louvor aos Santos Padroeiros.

Apenas para recordar, todo o trabalho de animação e movimentação para esse importante momento que ainda estamos vivendo por ocasião do Sesquicentenário teve inicio ainda na novena preparatória do ano de 2008 quando pela nossa Paróquia passaram os antigos Párocos, Vigários e Sacerdotes Filhos de Paraíba do Sul: Padre Juvenal, Edilson, Augusto, Davi, Medoro, Paulo Augusto, Paulo Cesar e Daniel. Neste mesmo ano contamos com a ilustre presença do Coro e Orquestra da Liga Siciliana de Prados que além de um belíssimo Concerto de Gala nos brindou com o Canto do Te Deum em Missa Solene Presidida pelo Pe Ramiro da Diocese de São João Del Rey.

Já o segundo ano de preparação, 2009, foi marcado pela celebração do Ano Paulino com a concessão das Indulgências e a realização das peregrinações de outras Paróquias e comunidades que aqui se fizeram presentes. No nosso novenário buscamos refletir sobre os diferentes e marcantes aspectos da vida do Apóstolo Paulo. Nossa liturgia buscou reafirmar ainda mais a antiga devoção à Imaculada Conceição como Padroeira e titular de nossa Paróquia com a sua Solene Coroação. Para isso contamos com a presença ilustre da Orquestra e Coro Ribeiro Bastos da Cidade de São João Del Rey que também esteve abrilhantando a Celebração Solene da Eucaristia com o Canto do Te Deum.

Finalizando, o ano jubilar de 2010 foi marcado na sua primeira fase com as peregrinações das seculares Imagens dos Santos Padroeiros. A Imagem de São Pedro que esteve visitando as capelas das comunidades que compõem a Paróquia e a Imagem de São Paulo que esteve percorrendo as centenárias fazendas do município. Findada as peregrinações demos inicio à celebração do Novenário deste ano, o qual contou com a presença de inúmeros Bispos de diferentes regiões do Brasil que aqui estiveram presidindo as celebrações: Dom Alano, Dom José Francisco, Dom João Messi, Dom Edson de Castro, Dom Roberto, Dom Barroso e Dom João Mamede. Numa segunda fase, que ainda estamos vivendo, iniciamos as Missões com a peregrinação das imagens réplicas de São Pedro e São Paulo às casas das famílias de nossa Paróquia. Esta fase culminará com a Celebração Solene do Sesquicentenário, quando precisamente no dia 04 de Setembro do corrente ano o nosso majestoso Templo enfim completará seus 150 anos de existência.

Por tudo que já realizamos e ainda estamos por fazer neste Jubileu da nossa Igreja Matriz, queremos deixar aqui registrado nossos mais sinceros e profundos agradecimentos a todos aqueles que nos ajudaram e ainda estão nos ajudando, para que a Celebração deste importante acontecimento seja realmente marcado com a máxima dignidade e reverência que o mesmo exige.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário